quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Megapost - Feriadão de começo de ano


Pra compensar a falta de posts dos últimos dias, vai aí um megapost do último feriado daqui.
Pois é, aqui no Japão o feriadão é no começo do ano. É uma semana de folga quando os japoneses vão para a casa dos parentes ou vão simplesmente viajar, e como gaijin também é filho de Deus encaramos uma estrada até Yokohama (novamente) para arejar a cabeça e rever os amigos. Também tive a grata surpresa de reencontrar um amigo que não via a mais de quinze anos, o Leandro, coisas que acontecem em finais de ano (ou começo). Mas vamos a viajem:



Hakone






Hakone é um ponto turístico na divisa de Shizuoka e Kanagawa, a dica foi do Cristiam que vive viajando pelo Japão a bordo do seu caminhão. O lugar é muito bonito sem contar que tem uma bela vista do Monte Fuji , ou como dizem por aqui, Fuji san, depois de subir a montanha você avista um lago onde existem barcos disponíveis para passeios e toda uma infra-estrutura para o lazer. Também há um templo que já estava bem movimentado logo cedo e em toda volta do lago existem vários hotéis que já denunciam a vocação turística do local. Devo dizer também que as fotos foram tiradas sob um frio de -5 graus, era tirar a foto e correr pra dentro do carro.



Costco






Rede americana de comércio que me lembrou o extinto Makro do Brasil. Se tornando sócio você paga uma anuidade de aproximadamente 4.500 ienes e pode usufruir de descontos e produtos que talvez você só encontraria nos Estados Unidos. São produtos de limpeza e pizzas em tamanho gigante, roupas, eletrônicos, enfim tem de tudo e com ótimos preços, não é propaganda não pois depois de alguns anos no Japão você se acostuma a pagar caro por produtos em tamanho e quantidade diminutos e quando vê que existe um lugar onde com o mesmo valor você compra muito mais é realmente de espantar.





Essa eu não podia deixar de registrar. Sabe aquele prato que às vezes sobra do dia anterior e quando vai comer no dia seguinte é carinhosamente chamado de ¨soboro¨? Pois é, a foto aí em cima é de um dos produtos do Costco, trata-se de um pão recheado com creme, só não sei se ¨soborou¨ do dia anterior. Outra dica pra quem tiver oportunidade de fazer compras no Costco é exprimentar um legítimo hot dog americano por módicos 260 ienes na lanchonete, com refrigerante a vontade incluso no preço!



IKEA



O IKEA é muito famoso na europa e acho que também tem seus fãs no Brasil (vide Tok Stok). Trata-se de uma loja de móveis e apetrechos para o lar, tem de tudo mesmo! Mas o que me chamou a atenção foi a filosofia da marca, em poucas palavras, eles economizam nos custos e nós economizamos nas compras. A loja é meio self-service não tem aquele monte de vendedor atrás dos clientes, viu, gostou, é só pegar. Inclusive peças de tamanho grande como sofás, pois uma parte da loja é o próprio estoque, anote os dados de como localizar o produto e vá atrás.
Uma curiosidade: O catálogo IKEA, contendo cerca de doze mil produtos, tem uma tiragem de cerca de 175 milhões de cópias anuais mundialmente e é distribuído gratuitamente através dos correios ou nas lojas. Tiragem maior que a da Biblia(estimado entre 53 e 100 milhões de cópias anuais). Fonte: Wikipedia




Só uma observação: Todos os produtos tem seus nomes escritos na língua natal da loja, sueco! O que será um snille? Se não estivesse pendurado no teto não ia dar pra adivinhar.




Uma boa pedida pra quem tiver a oportunidade de visitar o IKEA é passar pelo bandejão da loja. É a mesma filosofia, economia com garçons e comida de qualidade a um bom preço, e não esqueça de tirar sua bandeja após a refeição.

3 comentários:

Aline Lima disse...

Hakone - há varios hotéis/onsen na área, alguns inclusive com vista para o Mt. Fuji. Vale a pena pesquisar. No Tripadvisor,o segundo melhor hotel de Hakone, conforme as opiniões dos usuários é o Ichinoyu, cuja diária mais barata em fim de semana, quarto duplo com jantar custa à partir de 11,445 ienes por pessoa, uma pechincha, não?

IKEA - No Brasil o clone da rede Sueca é a Etna. Confesso que fiquei surpresa com a semelhança da Etna com a Ikea quando visitei a loja da Etna no Shopping Parque D. Pedro em Campinas.

Cost Co - ainda não fui, mas sou louca pra ir. Mas Soboro não era um prato feito com carne moída de frango?

Um abraço!

Erick disse...

Eta, mas este aqui é um post merchã! Quanto vc recebeu do Ikea e do CostCo hein? :-)

O barato desses lugares é que parece que a gente está no exterior - mas, ainda bem, com o atendimento japones...

Quanto a Hakone, está na minha lista de lugares para ir urgente!

Anônimo disse...

Olá fotos lindas! Blog muito legal!
me visite no:
http://jeitinhobrasileirodeviajar.blogspot.com/
deixe um comentário sobre o que gostaria de ver lá!
beijão