sábado, 13 de outubro de 2007

Ketsueki Gata


Essa eu não sabia, para o povo japonês o tipo do sangue revela traços de sua personalidade. Outro dia na fábrica que trabalho os japoneses receberam adesivos em seus capacetes contendo o tipo e RH do sangue de cada um. Um senhor que é mudo e trabalha comigo gesticulava olhando para o seu tipo sanguíneo como quem diz : putz, que vergonha! Seu tipo era O e ele gostaria de ter tipo A dizendo (com gestos) que o A era bom, não o O, que doido isso né?... Mas vamos aos tipos e características, será que tem a ver?


Tipo A
Tipo mais comum no Japão, é sangue do agricultor. Pessoas com este tipo sanguíneo são ligadas à terra e à natureza e têm tendência a serem calmas, sérias, responsáveis, honestas, leais, disciplinadas, perfeccionistas, introvertidas e reservadas. Costumam ser sensíveis ao meio ao seu redor, podendo ser artistas, e têm criatividade, mas também não se sentem acomodados com as mudanças, sendo consideradas convencionais. Preferem não aparecer, trabalhando nos bastidores ao invés do palco. Como costumam guardar seus sentimentos para si, podem acabar tornando-se inseguros e pessimistas.


Tipo B
Voltado aos próprios sentimentos, o portador do Tipo B tem tendência para ser individualista, mas é aberto para mudanças e está por dentro das novas ideias e assuntos, sendo assim muito curiosos e inquisitivos. É distraído nos temas que não tem interesse, mas o potencial de concentração é grande nos assuntos que gosta. Pessoas com esse tipo de sangue têm tendência a serem atenciosas, energéticas, inconstantes, inconsequentes, pouco emotivas, otimistas e aventureiras. Detestam que lhe digam o que fazer e muitas vezes podem ser consideradas egoístas e até perversas.

Tipo AB
Como combinam material de tipos sanguíneos com características contrastantes, pessoas com esse tipo de sangue têm um grande senso de equilíbrio e uma visão geralmente objetiva dos assuntos, mas também são instáveis e caprichosas, podendo ser vítimas das próprias contradições. Racionais e críticos, se cansam das coisas facilmente, o que faz com que sejam adaptáveis e estejam sempre refletindo sobre algo novo. Têm tendência a serem orgulhosos e diplomáticos, discriminando as pessoas e situações ao seu redor, mas normalmente se dão bem com as pessoas, mas ainda mantêm uma certa distância. Em geral, o seu temperamento é pessimista, irrequieto e atormentado, o que resulta em falta de sentido de responsabilidade.


Tipo O
O Tipo O é chamado de sangue do guerreiro, por ser o sangue O o mais antigo dos tipos. Costumam ser pessoas generosas, abertas, otimistas, realistas, emocionais, alegres, bondosas, obstinadas e com auto-controle. São pessoas altamente motivadas, têm senso de liderança nato e odeiam monotonia.

2 comentários:

Solange Ayres disse...

Que história interessante. É o que digo, outro pais, outra cultura. A gente sempre aprende mais uma coisa nova na vida. O oriente tem muito que ensinar ao ocidente.

BP Brasil disse...

Bom não contradizendo mais já o fazendo:(Haa!essa eu tirei do Jo)...porque não dizer que o oriente tem muito a aprender com o ocidente?afinal
nós os ocidentais também temos uma cultura forte.Não milenar, mas real e condisente com os dias atuais e talvez muito além de nosso
entendimento pois a mixgenação de raça gerou culturas fortes e unicas
no ocidente.
Ja o "Ketsueki gata" realmente é interessante,porém mais uma vez mostra as entrelinhas de uma cultura já desgastada e ariana assim eles se julgam.